Ministro italiano espera decisión de gobierno brasileño sobre Telecom Italia (En portugués)

Por Mundo Contact | 10 septiembre 2007 | Tecnología

O ministro do Desenvolvimento Econômico italiano, Pierluigi Bersani, afirmou neste domingo que espera que saia em breve a autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para a operação na qual um grupo, liderado pela Telefónica, comprará uma cota indireta da Telecom Italia.

Bersani disse esperar que a situação se resolva, “porque o sistema precisa que a Telecom possa começar a colaborar na construção de uma rede de nova geração”, em resposta aos jornalistas à margem de sua participação em um seminário econômico realizado em Cernobbio (norte).

A Telefónica, junto com um consórcio de bancos italianos, anunciou em abril passado a aquisição da cota de 23,6% que a sociedade Olimpia tem em Telecom Italia.

O principal problema é que a aquisição de parte da Telecom Italia pode dar à Telefónica uma participação próxima de 55% no mercado de telefonia celular do Brasil, somando a participação da Vivo –operadora compartilhada por Telefónica e Portugal Telecom– à da TIM, operadora do grupo italiano.

A decisão da Anatel tinha que ter ocorrido há alguns dias, mas a análise do caso tinha sido suspensa por ordem de um tribunal, enquanto a Justiça analisava um recurso apresentado pelo grupo mexicano América Móvil, principal concorrente da Telefónica no Brasil.

A América Móvil, do empresário mexicano Carlos Slim, controla a Claro e é a principal concorrente da Telefónica no país.

Há poucos dias, a Justiça autorizou a Anatel a retomar o caso e, segundo o ministro das Comunicações brasileiro, Hélio Costa, a Anatel poderá analisar o caso nas reuniões que manterá na próxima semana.

Fuente: Folha de Sao Paulo