Inicio Tecnología 2017 Se aprueba en Brasil la compra de Telecom Italia por Telefónica (En...

Se aprueba en Brasil la compra de Telecom Italia por Telefónica (En portugués)

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, confirmou hoje à Folha Onlineque a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou a compra departe da Telecom Italia pela espanhola Telefónica. De acordo com oministro, a agência impôs restrições ao negócio, mas não detalhou quaisos pontos de divergência.

A Telefónica, em associação com umgrupo de bancos italianos, anunciou em abril a aquisição dos 23,6% quea Olimpia tinha da Telecom Italia.

No Brasil, a Anatel informouque avaliaria se a operação pode dar à Telefónica o monopólio nomercado de celular. A aquisição de parte da Telecom Italia pode fazercom que a Telefónica conquiste uma participação superior a 50% nomercado de telefonia móvel no país.

Isso pode ocorrer se forsomada a participação da Vivo (compartilhada por Telefónica e PortugalTelecom) à da TIM (do grupo Telecom Italia).

No Brasil, o grupo América Móvil, que controla a Claro, questionou a operação.

Ogrupo, do magnata mexicano Carlos Slim, que também chegou a manifestarinteresse pela Telecom Italia, apresentou um recurso à Justiçabrasileira exigindo acesso aos documentos da operação.

A Claroalegou ser parte interessada no processo, já que a operação pode afetaras condições de competição no mercado nacional de telefonia celular. AJustiça negou à Claro o acesso à documentação. No entanto, o recursoadiou por várias semanas a reunião da Anatel para analisar a operação.

Fuente: Folha de São Paulo, Brasil  

Opinión