Inicio Tecnología 2017 Venta de celulares en Brasil cae 24% durante primer semestre (En portugués)

Venta de celulares en Brasil cae 24% durante primer semestre (En portugués)

O mercado de celulares registrou um recuo de 24% nas vendas para o mercado interno no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram vendidos 17,7 milhões de unidades no período, segundo estudo da IT Data.

Segundo a pesquisa, há 106 milhões de aparelhos em uso. Por conta da maturação do mercado, o número de vendas de aparelhos com o objetivo de substituir um celular antigo já é superior ao das vendas do primeiro celular desde 2006.

Ainda de acordo com o estudo, apesar de 75% dos celulares vendidos no primeiro semestre terem sido com preço abaixo de R$ 400, começa a crescer o número de aparelhos mais sofisticados com boas perspectivas para os chamados smartphones.

A pesquisa aponta outros produtos com crescimento mais robusto, como notebooks, que deve crescer acima de 200% este ano, e TVs com tela de LCD, cujas vendas cresceram 271% no primeiro semestre.

As exportações de celulares também continuam em queda. No primeiro semestre deste ano as vendas para o mercado externo tiveram um recuo de 23%.

A pesquisa aponta que, mesmo com a queda do dólar, o volume de importação no primeiro semestre deste ano foi 35% menor do que o mesmo período de 2006. A IT Data também constatou que 72% das importações de celulares são provenientes da China e da Coréia do Sul.

Fuente: Folha de Sao Pãulo, Brasil 

Opinión